Visitantes

contador de visitantes

domingo, 25 de dezembro de 2011

Gravidez na adolescência: como evitar


Na adolescência o corpo já está preparado para engravidar, mas psicologicamente e financeiramente, a adolescente não está preparada. Por outro lado, a curiosidade a respeito do sexo faz com que coloquem em prática para aprenderem e, sem querer ou sem entender, acabam engravidando. 

A gravidez na adolescência traz consigo vários riscos. Às vezes, com medo de qual será seu castigo, os adolescentes escondem a gravidez pelo maior tempo possível, sendo que deveria estar fazendo o pré-natal. Outros, cometem aborto, matando a criança, e muitas vezes causando sua própria morte também, além da hipótese de hemorragias, infecções, e até esterilidade. 

Imagem disponível em:
www.horizontepleno.blogspot.com
Com a gravidez inesperada, muitos jovens tendem a se casar cedo e assumirem responsabilidades que, na verdade, não deveriam assumir na sua idade. A jovem que engravida na adolescência passa por uma fase de grandes perdas: deixa de viver a juventude, paralisa os estudos, se afasta dos amigos, perde a confiança da família etc.

O que mais assusta na verdade é o fato de que nos últimos anos, só aumenta o número de adolescentes grávidas, enquanto que, o número de adultas grávidas vai diminuindo. Isso preocupa a sociedade, os pais e principalmente o governo.

O pior de tudo é que, na maioria das vezes, a culpa não é do adolescente em si, mas sim por não terem informação o suficiente. O correto seria os pais ensinarem sempre que houvesse dúvida, sem medo, formando laços de amizade com seus filhos, e transmitindo confiança. Explicar sobre os métodos contraceptivos, tais como camisinha, anticoncepcional e etc. Através disso, a criança torna-se um adolescente mais seguro de si e provavelmente adie a sua primeira experiência sexual, ou pelo menos tome mais cuidado.

Mariana Keller de Oliveira
Turma: 1º 106
Artigo de opinião

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More